quarta-feira, 12 de maio de 2010
Exuberância Rosa das Cerejeiras e das Paineiras
A partir de meados do mês de Janeiro até o mês de Maio, o Japão vive a estação e o encantamento das flores de cerejeiras. A floração começa nas regiões mais próximas dos trópicos, ao Sul, em Janeiro. Nas terras mais ao Norte, onde o frio resiste por mais tempo, a floração ocorre em Maio.
O inicio da temporada em Tóquio ocorre no final de março. Ali há diversos parques, a exemplo de que ocorre em outros lugares, contendo mais de mil cerejeiras. As pessoas pagam e fazem reserva antecipada para garantir sua presença ali quando ocorre a floração.
As flores são delicadas, efêmeras, de coloração rósea. Há séculos as pessoas se postam sob as árvores para observá-las. Os samurais tinham por costume fazer poesia, acomodados sob as cerejeiras, observando a queda das flores.
A nossa paineira tem sua floração em Brasília a partir de Janeiro. Aparecem algumas, tímidas, e o apogeu ocorre no inicio de Maio. Impossível deixar de notá-las. São árvores grandes, de copa larga, tomadas de flores, com diversos matizes do rosa.
Pena que sua distribuição ocorra de forma dispersa, isolada. A via que divide o Setor Comercial Sul e o Setor Hospitalar Sul tem uma distribuição ao longo do canteiro central. As árvores daquele lugar estão sofrendo com as condições locais. Percebe-se a atrofia na maioria delas. Por esta razão há certa timidez na floração daquelas árvores.
Brasília tem espaços e clima adequado para a implantação de parques botânicos temáticos onde se pudesse observar as árvores, mais especificamente a floração de algumas de características únicas como as Paineiras. Logo começa a época das flores dos Ipês Roxos seguida dos Ipês Amarelos, dos Rosa e finalmente dos Brancos. Poderiam ser algumas das praças da Avenida W3, entrequadras, áreas do Parque da cidade, trechos da orla do Lago Paranoá.