Projeto de viaduto para Joinville
Rebatizada de Linha Verde, a EPTG foi reconstruída com o objetivo principal de melhorar o escoamento de veículos no trecho entre Taguatinga e o Plano Piloto. Pretendia-se ainda, permitir um melhor acesso aos moradores do Guará, do Vicente Pires, de Águas Claras e àqueles que trabalham no SIA e adjacências. As obras não foram de todo concluídas e a EPTG já dá sinais de esgotamento precoce.
Foram vários anos de transtornos e espera. Parte importante do projeto seria a implantação dos corredores exclusivos para ônibus, com embarque no centro da pista. Isto não está implantado.
Os congestionamentos atuais são tão grandes quanto aqueles havidos antes da reforma. Há um ponto onde o projeto mostra séria inadequação: o viaduto entre o Vicente Pires e o acesso ao Park Way/Águas Claras. Esta obra deveria fazer fluir o tráfego de quem passa e facilitar a vida dos moradores de Vicente Pires, Águas Claras e Park Way. Fez-se um viaduto longo, elevado. Criou-se um cruzamento sob o elevado de difícil solução. A faixa de domínio da pista foi reduzida e não sobrou espaço para tesourinhas e alças de acesso.
Temos ali vários fluxos conflitantes. Os motoristas que vão do Plano Piloto para o Park Way e Águas Claras, cruzam com os que saem do Park Way no sentido Taguatinga, com os que vêm de Taguatinga com destino ao Park Way e com aqueles que saem de Vicente Pires para o Plano Piloto. Os que saem de Vicente Pires para o Plano Piloto cruzam com quem está indo do Park Way para Taguatinga, com quem vem do Plano Piloto para o Park Way e Águas Claras e com os que vêm de Taguatinga para o Park Way.
As obras viárias no Distrito Federal têm piorado sua concepção e execução nos últimos tempos. Não é somente de agora. Os projetos têm geometria sofrível, sem concordância plano ou altimétrica. Apresentam curvas abruptas com quebra, gerando ondulações e depressões. Esta má qualidade e inadequação são observadas nas calçadas e em outras obras executadas pelo GDF nos últimos anos.
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